WILSON VICENTE & MARIA CAMPOS

WILSON VICENTE nasceu em Cataguases, interior mineiro, aos 28 de janeiro de 1951. Iniciou sua vocação como artista,  desde os 16 anos.
De escola, o pouco que aprendeu em termos de artes plásticas, foi com Raimundo Costa, a quem ele atribui o conhecimento das cores. A técnica e o jogo de luzes vieram pela escola da vida, sempre baseando nos trabalhos de Edgar Walter (de quem ele gostaria de ter sido aluno). É também em Edgar Walter a referência pela busca constante do aprimoramento técnico e da perfeição. O artista é catalogado pelo Dicionário das Artes Plásticas do Brasil, Júlio Louzada, em várias edições. Ao longo de sua carreira já participou de diversas exposições e suas obras se encontram em várias coleções, tanto no Brasil quanto no exterior.
Maria da Conceição Campos nasceu em Belo Vale - MG em 1940. Estudou com Alberto da Veiga Guignard em 1955. Além da inclinação natural, o ambiente em que estudava , A Escola do Parque, com vegetação abundante, era um convite permanente para maior intimidade com a natureza. Assim, seu desejo de desenvolver um estilo de pintura realista era, sem dúvida favorecido pelos encantos, segredos , luzes e sombras da paisagem. Havia árvores de formatos variados. Troncos, caules e folhagens surpreendentes. Bem defronte a  Escola, duas frondosas paineiras deitavam sobre a relva flores cor de rosa e lilás. Os reflexos do sol e das próprias árvores no lago constituíam outras lições importantes a aprender. Buscava então captar sutilezas de pormenores ou mudanças de cores. Tudo isso dava muito prazer em Maria Campos como pintora realista.

Os dois artistas deste artigo, compartilham  o gosto e estilo ao pintar temas rurais e históricos do seu mundo mineiro de ar poético e calmo.
 Wilson Vicente












 Maria Campos











Comentários