MARIA CAMPOS, ost,leilões





Maria Campos, a artista que expôs em Paris, Rio, BH e Los Angeles



Maria Campos (foto) teve uma vida repleta. Foi administradora de empresas, executiva do Bank of America no Rio de Janeiro por 20 anos seguidos, fala inglês fluentemente, é pintora conceituada e hoje dedica-se a dar aulas de inglês como voluntária para companheiras do Clube da Maturidade.

A pintora mora na Cidade Jardim, pinta óleo sobe tela, paisagens, e teve um livro publicado sobre sua extensa obra artística, escrito pelo crítico Antônio Bento, “O Realismo Ecológico de Maria Campos” (reprodução ao lado), que ainda hoje pode ser adquirido na Estante Virtual. 

O livro, aliás, foi prefaciado pelo escritor Austregésilo de Athayde, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, já falecido.


Maria Campos é uma mulher alta, muito elegante, gosta de cores viva ao se vestir, e frequenta as quartas-feiras do Clube da Maturidade. Ela foi casada com diplomata e teve exposições individuais e coletivas em Paris e Los Angeles, no Rio e em Belo Horizonte.

Aprendeu a pintar com o mestre Guignard, ainda na escola do Parque Municipal, no centro da cidade.  fonte: parquedabarragem.blogspot.com.br/2016/04/maria-campos-artista-que-expos-em-paris.html

















A Wilson Vicente de Saia-Maria da Conceição Campos nasceu em Belo Vale - MG em 1940. Estudou com Alberto da Veiga Guignard em 1955. Além da inclinação natural, o ambiente em que estudava , A Escola do Parque, com vegetação abundante, era um convite permanente para maior intimidade com a natureza. Assim, seu desejo de desenvolver um estilo de pintura realista era, sem dúvida favorecido pelos encantos, segredos , luzes e sombras da paisagem. Havia árvores de formatos variados. Troncos, caules e folhagens surpreendentes. Bem defronte a Escola, duas frondosas paineiras deitavam sobre a relva flores cor de rosa e lilás. Os reflexos do sol e das próprias árvores no lago constituíam outras lições importantes a aprender. Buscava então captar sutilezas de pormenores ou mudanças de cores. Tudo isso dava muito prazer em Maria Campos como pintora realista. Os dois artistas deste artigo, compartilham o gosto e estilo ao pintar temas rurais e históricos do seu mundo mineiro de ar poético e calmo.

Comentários

  1. Fonte da matéria inicial:http://parquedabarragem.blogspot.com.br/2016/04/maria-campos-artista-que-expos-em-paris.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário